10º Colocado

 Informação geral
• Nome da fazenda: Fazenda Cetec
• Proprietário: Márcio Custódio e Izonel Junior
• Cidade: Itumirim
• Estado: MG
• Região produtiva: Sul de Minas
• Altitude: 1030 -1200 mts.
• Área total: 140 ha
• Área plantada com café: 46,82 há

Características do lote
• Processamento: Natural
• Peneira: 16 e acima

História da Fazenda
Fazenda Cetec começou como um sonho infantil. Os irmãos Márcio Custódio e Izonel Junior, nasceram em uma família humilde. Em sua juventude, eles trabalharam para as fazendas de café da região como seletoras de café. Conhecendo a importância dos estudos, os jovens trabalhadores deixaram o trabalho nas fazendas e começaram a se dedicar aos estudos. Depois de se formar, os irmãos se tornaram professores universitários e depois de alguns anos como professores decidiram criar sua própria Escola Técnica chamada CETEC - Centro de Tecnologia da cidade de Lavras, no sul de Minas Gerais. Esta escola foi criada com o objetivo de proporcionar educação a jovens de famílias pobres. Eles queriam oferecer a possibilidade de estudos e uma vida melhor para essas pessoas e sua família.
Depois de mais de 10 anos de existência escolar, tendo treinado mais de 5 mil jovens, os irmãos decidiram fazer seus sonhos de infância serem realidade, eles compraram uma pequena fazenda que na época estava criando bovinos Nelore, na pequena cidade de Itumirim , nome indígena para "pequena cachoeira", porque há muitas cachoeiras bonitas ao seu entorno. Mas, como um toque de destino, o irmão mais velho, Izonel Junior, morreu um dia após a compra da fazenda. Essa ocorrência forçou Márcio, abalado pela morte de seu querido irmão, a pensar em vender a fazenda recém-comprada. No entanto, ele pensou que ele tinha que honrar seus sonhos e as memórias de sua infância juntos, e decidiu continuar a perseguir o objetivo de ter uma bela fazenda de café. A partir de então, o gado deu lugar ao café, e a dedicação à fazenda foi total de toda a família. Desta vez, o sobrinho Heitor Botelho começou a trabalhar na fazenda com seu tio Márcio e, a partir desse momento, a fazenda começou a ser chamada de Fazenda CETEC, como forma de honrar o irmão e a Escola Técnica que, durante muitos anos, os ajudaram a alcançar seus sonhos. E a busca de conhecimento para produzir excelentes cafés foi além dos portões, onde vários cursos e viagens buscam compreender e entender as relações culturais mais adequadas para produzir cafés especiais.
 Além da atenção à cultura e às plantas, o respeito pelo ser humano é essencial para seus valores, a Fazenda CETEC respeita todos os direitos trabalhistas de seus empregados e não emprega trabalho infantil, com base na premissa de que o lugar da criança está na escola . A Fazenda CETEC está sempre preocupada com a segurança e o bem-estar de seus funcionários. Investe e se dedica à preservação do meio ambiente, como a recuperação e preservação de suas nascentes e florestas, bem como o uso racional da água em todos os seus processos. Outro fato importante é o tratamento cultural ecologicamente correto utilizado pela Fazenda CETEC. O café é cultivado em um consórcio de capim, o que evita a erosão do solo e conseqüentemente o assoreamento dos rios e dificulta a invasão de ervas daninhas, reduzindo drasticamente o uso de herbicidas para controle de pragas. Uma vez cultivada, a grama é lavada e jogada sob o pé do café criando uma matéria orgânica natural e conseqüentemente reduzindo a aplicação de fertilizantes químicos.
Esta combinação de produtividade, qualidade e respeito pelo meio ambiente faz da Fazenda CETEC uma referência na produção de cafés especiais, tão apreciados em todo o mundo.

 
Provadores

 Nelmo Ribeiro Tavares ( COOPERCAM), Cláudio Lúcio Domingues ( COOPERRITA), Vanius Fernandes Almeida ( CAPEBE), Henrique de Carvalho Brito Alves Bueno (COOPERVASS), Pedro Bronzin Junior ( COCCAMIG), Sandro Baltazar Carvalho ( COOPERBOM), Anderson da Silva ( COOPAMA), Josué Tavares (COOMAP), Gilmar Reis Cabral ( Juiz Principal - Fase Eliminatória), Silvio Luiz Leite ( Juiz Principal - Fase Classificatória).