6º Colocado

O Sítio Pinhal está localizado no município de Dom Viçoso, no sul de Minas Gerais, uma região que apresenta excelentes condições para o cultivo de café.
O solo fértil, as estações bem definidas e a altitude elevada são fatores que contribuem para a qualidade dos cafés.
A propriedade faz parte da APROCAM que detém o selo de Indicação de procedência (IP) – Mantiqueira de Minas que tem como finalidade garantir a origem e a rastreabilidade do lote.
Amanda é comprometida com uma cafeicultura sustentável através de boas práticas agrícolas e preservação dos recursos naturais.
Com 40 hectares de café, as lavouras variam de 950 a 1.150 metros de altitude.
Qualidade e Processamento:
As lavouras são conduzidas por agrônomos da COCARIVE e EMATER, mantendo sempre o cuidado nos tratos culturais. A colheita é feita à mão, sobre o pano, para evitar o contato com o solo. Depois disso, os grãos de café são lavados, descascados e espalhados nos pátios de secagem no mesmo dia. Em seguida, se houver necessidade, os grãos vão para o secador mecânico até atingir a umidade ideal. Em seguida, separados em lotes, são depositados em tulhas de madeira para descansar por 30 dias. Depois desta fase, os lotes são beneficiados e depositados no armazém da COCARIVE, onde são classificados, degustados e selecionados os lotes que serão destinados ao mercado consumidor através do departamento de exportação da COCARIVE.

 
Provadores

 Nelmo Ribeiro Tavares ( COOPERCAM), Cláudio Lúcio Domingues ( COOPERRITA), Vanius Fernandes Almeida ( CAPEBE), Henrique de Carvalho Brito Alves Bueno (COOPERVASS), Pedro Bronzin Junior ( COCCAMIG), Sandro Baltazar Carvalho ( COOPERBOM), Anderson da Silva ( COOPAMA), Josué Tavares (COOMAP), Gilmar Reis Cabral ( Juiz Principal - Fase Eliminatória), Silvio Luiz Leite ( Juiz Principal - Fase Classificatória).