5º Colocado

Alessandro Alvez Hervaz iniciou na cafeicultura em 1993, quando seu pai comprou uma propriedade em São Gonçalo do Sapucaí, a Fazenda Fortaleza, desde então veem aprendendo a produzir café, trabalhando em regime de agricultura familiar. O produtor faz parte da APAS ( Associação dos produtores do Alto da Serra), onde trabalha junto com outros produtores. Atualmente estam colhendo os frutos do trabalho que fizeram junto com a associação, aumentaram sua produção e principalmente a qualidade de seus cafés, e o mais importantes, conquistaram parceiros que valorizam seu trabalho, sistema de processamento de café Natural, Cereja Descascado e Colheita Seletiva, preocupação com a qualidade.

O produtor e sua família, estão focados na produção de cafés de alta qualidade, principalmente os naturais. A partir de 2013 começaram a descascar os cafés, secado-os em terreiros pavimentados, suspensos e estufa. Estão em uma região que vem se destacando na produção de cafés especiais. No ano passado começaram a fazer a colheita seletiva, em que no começo parecia impossível e inviável, "eram o que todos diziam, mais graças a Deus", a qualidade dos café que foram colhidos seletivamente os surpreenderam, atingindo notas e sabores que nem imaginávam, a colheita seletiva elevou muito a qualidade dos cafés, em que estão sempre tentando melhorar a qualidade de seus cafés.


Certificações: Fair Trade e CerificaMinas

 
Provadores

 Nelmo Ribeiro Tavares ( COOPERCAM), Cláudio Lúcio Domingues ( COOPERRITA), Vanius Fernandes Almeida ( CAPEBE), Henrique de Carvalho Brito Alves Bueno (COOPERVASS), Pedro Bronzin Junior ( COCCAMIG), Sandro Baltazar Carvalho ( COOPERBOM), Anderson da Silva ( COOPAMA), Josué Tavares (COOMAP), Gilmar Reis Cabral ( Juiz Principal - Fase Eliminatória), Silvio Luiz Leite ( Juiz Principal - Fase Classificatória).