3º Colocado

 
Características do lote:
Processamento: cereja descascado
Variedade: TUPI
Altitude média: 1.100mts
Quantidade de sacas: 8

Características da propriedade:
Localização: Mantiqueira
Região: Sul de Minas
Área total: 16,5 alqueires
Área cultivada com café: 9 há.
Maior altitude: 1.270 mts
Menor altitude: 1.165 mts

Histórico, processamento e qualidade.

O Sítio Oferenda adquirido há mais de 45 anos, foi um presente que o sr. Waldemar Pinto deixou para sua filha Marta Chaim Pinto Portas, que originariamente era uma pequena fazenda e que foi dividida pelos herdeiros.
Administrada pela proprietária e seu marido Armando, ambos Engenheiros Agrônomos, logo perceberam que só a produção de café em área pequena corria risco de viabilidade empresarial. Dedica-se atualmente a produção de cafés, em cerca de 35 mil pés, além do cultivo de fruteiras para a produção de frutas finas.
A colheita é sempre realizada com panos ou colhedora automotriz. O café da roça é levado rapidamente, passado por lavador/separador por densidade dos grãos. Imediatamente passam por mecanismo que faz a separação dos verdes e descasca o cereja dando origem ao CD. Em seguida é usado terreiro de cimento onde a secagem poder ser feita totalmente ao sol, ou em seguida poderá passar por secador rotativo a lenha, visando terminar a seca que se mantem com 11% de umidade.
A busca da qualidade sempre foi uma constante, mesmo porque pelo pouco volume produzido é necessário valorizar ao máximo o que se tem. A propriedade ainda não conta com certificação da produção, embora execute quase todas as tarefas necessárias para tal.

 
Provadores

Nelmo Ribeiro Tavares ( COOPERCAM), Cláudio Lúcio Domingues ( COOPERRITA), Vanius Fernandes Almeida ( CAPEBE), Henrique de Carvalho Brito Alves Bueno (COOPERVASS), Pedro Bronzin Junior ( COCCAMIG), Sandro Baltazar Carvalho ( COOPERBOM), Anderson da Silva ( COOPAMA), Josué Tavares (COOMAP), Gilmar Reis Cabral ( Juiz Principal - Fase Eliminatória), Silvio Luiz Leite ( Juiz Principal - Fase Classificatória).