8º Colocado

Fazenda Fortaleza

  
Luciano Augusto Ferreira, seguindo os passos de seu pai Manoel Teodoro Ferreira que naquela época 1965 já produzia cafés em pequenas quantidades. Foi então observando o carinho de seu pai pelo café, que o atraiu ainda mais. Com apenas 12 doze anos de idade a atividade já tornou algo muito profissional na família Ferreira, passando de gerações para gerações. Desde daquela época a família já era referência na comunidade por investir em infraestrutura tais como terreiro pavimentado, lavador, secador e máquina para o beneficiamento. 
No ano de 2008 com uma demanda crescente por cafés especiais Luciano, juntamente com sua esposa, Ana Maria Borges Ferreira adquiriram mais uma gleba de terra com altitudes acima de 1050 a 1259, atraído pelo microclima e diversidade, o negócio da família ficou ainda mais sustentável.
Em 2009 com apenas 19 anos também herdou de seus pais o carinho pelo café e assumiu um talhão de café. Sempre envolvido e atualizado, sempre buscou e incentivou a família a participar de feiras e concursos. 
Atualmente a propriedade produz cerca de 1000 sacas de café natural, do qual 80 % é acima de 83pontos e recebe visitas dos quatro cantos do mundo, compradores que estão sempre buscando os lotes premiados da família. Com uma característica única: Uma bebida equilibra e suave. 
A propriedade se localiza no Distrito dos Ferreiras no município de São Gonçalo do Sapucaí, com uma área de 35 ha., com 30 ha. em área plantada e 5 ha. de área ambiental, com uma altitude que varia entre 1150 à 1250 mts.. As variedades plantadas são: Catuaí Vermelho e Amarelo, Mundo Novo Antigo.
A processo utilizado na fazenda é a via seca ou natural, onde o café é separado lote a lote, sendo mantido um minucioso de cuidados com todo o processo. Após a seca, o café passa por um período de 30 dias de descanso e em seguida segue para benefício.

 

 
Provadores

  Anderson da Silva ( CORPLES); Claúdio Lúcio Domingues (COOPERRITA); Gabriel Igor Nogueira Ramos (COOPERVASS); Nelmo José Tavares Ribeiro ( COOPERCAM);Pedro Bronzim Junior (Sistema COCCAMIG); Rafael Gustavo Morais Oliveira ( COALA); Sandro Baltazar de Carvalho (COOPERBOM); Gilmar Reis Cabral ( Juiz Principal - Fase Eliminatória); Silvio Luiz Leite ( Juiz Principal - Fase Classificatória);