6º Colocado

Fazenda Boa Vista

A propriedade está na família desde 1900, inicialmente trabalhavam com gado e engenho de cana de açúcar com a produção de rapadura, em 1950 foram plantadas as primeiras lavouras de café por meio de sementes e algumas mudas trazidas de Três Corações em um carro de boi. Sempre cultivas nas Montanhas da propriedade. 

A fazenda está localizada no Distrito dos Ferreiras no município de São Gonçalo do Sapucaí, na região da Mantiqueira de Minas, com uma área de 30 ha., sendo 25 ha. dedicados a cultivar café e 5 ha. de área ambiental, com altitudes que variam de 1150 à 1250 mts..
No ano de 2008 Ana Maria Borges Ferreira, juntamente com seu marido Luciano Augusto Ferreira compraram de sua tia Emiliana, uma parte da Fazenda Fortaleza. Com 12 hectares e três tradicional talhões de café conhecido em toda região por produzir maravilhosos frutos vermelhos e amarelos.

 Talhão Da Pedreira

 Com chegada da primavera em setembro de 2014, as primeiras flores já mostraram seu potencial com uma fragrância muito doce. Desde então, a ansiedade só aumentou com um crescimento uniforme dos grãos consequentemente a maturação foi o ponto crucial do processo que demanda muito carinho e atenção para colher os grãos no ponto mais maduros. 
Iniciada a colheita manualmente por mulheres e homens no mês de agosto de 2015, este café foi lavado e separado grãos maduros e boias em terreiros pavimentados. Com uma equipe extremamente motivada e recompensada pelo carinho atribuído pelo café, foi possível manter a qualidade. Ainda no processo de secagem, foi trabalhado uma nova forma de secagem mais lenta, sempre descansando o lote ainda com 16% de umidade mantendo em big bags por 15 dias, após este processo é finalizado a etapa secagem deixando o grão com 11,5 deixando descansar por mais 30 dias. Não poderia ser diferente, no ato de beneficiar pode perceber muitas diferenças quanto no aspecto e fragrância.
 
Processo de Produção:
 
As variedades plantadas na fazenda são: Rubi Vermelho, Catucaí Amarelo, Catuaí Vermelho e Amarelo, Mundo Novo Antigo, Mundo Novo Acaiá e Bourbon Amarelo. O processo utilizado é a via seca ou natural, onde após a colheita na lavoura é levado para o terreiro, onde é separado lote a lote. Após a seca o café passa por um período de descanso de 30 dias, que em seguida segue para benefício.

 

 
Provadores

 Anderson da Silva ( CORPLES); Claúdio Lúcio Domingues (COOPERRITA); Gabriel Igor Nogueira Ramos (COOPERVASS); Nelmo José Tavares Ribeiro ( COOPERCAM);Pedro Bronzim Junior (Sistema COCCAMIG); Rafael Gustavo Morais Oliveira ( COALA); Sandro Baltazar de Carvalho (COOPERBOM); Gilmar Reis Cabral ( Juiz Principal - Fase Eliminatória); Silvio Luiz Leite ( Juiz Principal - Fase Classificatória);