4º Colocado

 Fazenda Santa Rita

A Fazenda da Cachoeira, batizada com esse nome por Francisco Junqueira, apaixonado pelo barulho das águas na cachoeira próxima à casa da fazenda, foi o presente de casamento que ele recebeu de seu pai. Francisco Junqueira, também conhecido por “Chiquinho da Cachoeira“, já velho, dividiu as terras, ficando a sede para dois de seus netos, José Pedro e Petronilha. Querendo morar na Zona da Mata, José Pedro vendeu sua parte para o cunhado, que por sua vez, bem mais tarde, vendeu também. Em 2001, depois de algumas vendas e divisões, parte das terras foi comprada pelo neto de Petronilha, Cláudio Junqueira Ferraz de Almeida”, empresário na área de construção civil e produtor rural, envolvido com produção de cafés
de alta qualidade, terra essa batizada de FAZENDA SANTA RITA. Cláudio Junqueira, tataraneto do Chiquinho da Cachoeira, adquiriu esta propriedade acreditando na cafeicultura e pecuária. Ao adquirir novas propriedades, ampliou a área de cultivo do café e investiu em equipamentos necessários para o tratamento do café na fase pós-colheita, tais como: lavador de café, descascador de café, secador de café, pátios concretados para secagem do produto, tulhas de descanso e armazenamento e máquina para beneficiamento de café.
A propriedade se encontra em uma região montanhosa, distante em média aproximadamente 330
km de São Paulo e Rio de Janeiro, com clima ameno, com um volume de chuvas anuais de 1.700 mm e altitude variando entre 900 e 1.200 metros.
Com solo fértil, condições climáticas e topográficas favoráveis ao cultivo do café, foram feitos posteriormente, com assistência de agrônomo, novos plantios com diversas variedades.
A Fazenda Santa Rita tem hoje excelentes estruturas para a produção e preparo de cafés de alta qualidade e conta com a assistência técnica de agrônomos e também da COCARIVE na condução das lavouras. As mudas foram plantadas em curvas de nível, visando a preservação do solo. Além do cultivo do café, cultiva-se também o milho.
Mantém áreas de preservação ambiental, onde se encontram espécies vegetais nativas e animais silvestres. Matas ciliares, nascentes e cursos d´água existentes na propriedade são protegidos.
A fazenda possui aproximadamente 50 (cinqüenta) colaboradores registrados, número que pode aumentar na época da colheita. A propriedade é de fácil acesso, ficando a 12 Km da cidade de Carmo de Minas bem na beira da Rodovia BR-460, onde o aspecto social é também assunto levado à sério, com respeito às leis trabalhistas, onde seus colaboradores possuem casa própria, recebem assistência médica e desfrutam de área de lazer e seus filhos frequentam escola municipal.

COFFEE PROCECSSING SYSTEM

A colheita é seletiva e devido à topografia do terreno é feita manualmente, com a derriça no pano, evitando o contato dos grãos com o solo. O café colhido é passado pelo lavador mecânico, com água potável, no mesmo dia; a água utilizada nos lavadores e despolpadores é reciclada, sendo levada para tanques de decantação, protegendo assim o meio ambiente. Em seguida, os grãos cereja são descascados, levados para pátios de secagem concretados e distribuídos em camadas finas para não perder as qualidades da bebida. Preocupado em produzir cafés de qualidade, a secagem é feita ao sol, cuidadosa e lentamente. Após atingir a secagem ideal, o café é levado para tulhas de descanso feitas e revestidas de madeira, onde descansa por um período de 30 dias.
Depois do período de descanso, os lotes são beneficiados, ensacados e estocados na cooperativa
COCARIVE, em Carmo de Minas, para comercialização.
Todos os resíduos dos benefícios úmidos de café, água e polpa, são tratados de forma adequada e reencorporados aos solos em forma de biofertilizante.

COMMITMENT TO QUALITY

A condução das lavouras é feita de maneira sustentável, com o intuito de legar às próximas gerações, um meio ambiente igual, ou melhor, que o de hoje. Desde o plantio os proprietários primam pela qualidade, selecionando as melhores mudas, bem como as melhores terras, visando assim produzir cafés especiais encorpados e adocicados.
A Fazenda Santa Rita tem como meta aprimorar constantemente a qualidade dos cafés produzidos, participando de encontros, palestras e visitando outras propriedades que divulgam tecnologias para melhoria da qualidade.

 

 
Provadores
  • Cristiano Luciano Moreira
  • Nelmo Jose Tavares Ribeiro
  • Pedro Bronzin Junior
  • Silvio Luiz Leite