8º Colocado

Meu nome é Maurílio Brás Borges, sou produtor rural, casado com a produtora rural Márcia de Jesus Souza Borges, desde 1994, residente no Sítio Nossa Senhora Aparecida -Campanha – MG. Tenho dois filhos, sendo Andressa e Bruno, e uma neta, que são os tesouros de minha vida.
O início de meu contato com o café foi desde a infância, tendo em vista que meu pai era cafeicultor. Quando criança já comecei os primeiros contatos com a lavoura, pois ajudava meu pai no serviço rural, cedo ia para escola e no período da tarde ia para lavoura. Somente após o ano de 1994, quando me casei com Márcia é que começamos a tocar uma lavoura a qual meu pai passou somente para mim.
Em 1998 com muito esforço, comprei meu primeiro pedaço de terra adquirido com todo meu suor, de 8,5 há, com altitude média de 1270m, que ficou denominado Sitio Nossa Senhora Aparecida.
Foi uma aquisição muito satisfatória para eu e minha esposa e logo começamos a plantar o nosso café nesta propriedade, entre os anos de 1999 até 2020 plantamos as variedades na propriedade Catuai Amarelo, Acaia, Catucai Amarelo, Bourbon, Catuai Vermelho e Arara, e graças a Deus hoje temos toda a propriedade formada em café.
Durante todos esses anos sabia que a região onde minhas lavouras estavam era uma região extremamente boa para o cultivo de café, porém não tinha o conhecimento necessário para conseguir agregar valor no meu café quando era comercializado.
Em 2006 nós da região criamos a Associação dos Produtores do Alto da Serra – APAS e a partir daí começamos a trocar ideias, a fazer diversos cursos na área da cafeicultura e a compreender e conhecer a qualidade que nosso café tinha, porém ainda não tínhamos
conquistado o mercado de cafés especiais.
Em 2009 decidimos por participar do Certifica Minas, certificação que temos até hoje.
Em 2011, mesmo com tanto conhecimento sobre cafés fiquei desanimado, pois não estava conseguindo reconhecimento e um bom preço nos cafés, após muito desanimo e pensamentos estava decidido a vender a propriedade, mudar com minha família para cidade e tomar outro rumo em minha vida, porém, minha esposa que ama a cafeicultura não queria ir embora para cidade e queria continuar tentando até tudo dar certo e tomar o rumo correto. Foi
quando um amigo, então presidente da APASCOFFEE, Alessandro Hervaz, veio conversar comigo e me questionou porque não havia ainda colocado meus cafés para participar de concursos, e então nesta época estava com as inscrições abertas o Cup Of Excellence, realizado pela BSCA. Em conversa com minha família decidimos tentar uma última vez, fazer a inscrição e colocar nosso café para participar do concurso. Esta decisão foi o divisor de águas na minha vida, para nossa alegria ficamos em 11º colocados no Concurso, para nós uma grande vitória ficar nesta colação em um concurso de
cafés tão concorrido e com cafés tão bons.
Após essa colocação ganhamos força e entusiasmo para produzir cafés cada vez melhores e tivemos a certeza que nossos cafés eram muito bons.
Nossos filhos, já vinham se dedicando a vida dos cafés especiais e eles também começaram a se qualificar para esta área. Bruno, o mais novo, atualmente faz aulas particulares de inglês, já prova e classifica nossos cafés, pois fez muitos cursos nesta área, desta maneira quando temos algum comprador estrangeiro já temos nosso intérprete e ele consegue avaliar todos nossos lotes de cafés. Andressa, a mais velha, é a expert nas fermentações, também em
decorrências de vários cursos que ela fez consegue agregar valor em nossos cafés em decorrência de processo de fermentação que realiza nos cafés.
Eu e minha família estamos sempre entre os melhores cafés da região, ficamos entre os 20 melhores no concurso Florada premiada em 2018, em 2019 e 2020 ficamos entre os 100 melhores cafés. No concurso da Coocamig ficamos em 4º colado em 2020, dentre outros
concursos nacionais, regionais e municipais em colocações muito boas.
Neste ano, em 2021, minha esposa teve a ideia de introduzir o manejo orgânico em nossa propriedade, fiquei um pouco receoso, porém aceitei a ideia e colocamos em pratica considerando que o manejo de forma orgânica produz cafés muito mais saudáveis para a saúde de nossos consumidores, e com o apoio da APASCOFFEE hoje temos um café orgânico a nível Brasil, sendo mais uma conquista para as nossas lavouras e para nossa vida.
Atualmente somos certificados Certifica Minas, Fairtrade e orgânico.
Minha família, esposa, filhos e neta são meus verdadeiros tesouros e sou grato a tudo que tenho e sou hoje graças a eles junto de mim e o café especial é minha paixão, onde hoje somente tenho a vontade de melhorar meu café cada vez mais, colocando uma bebida de qualidade para o consumidor.
Somos pequenos produtores e na propriedade somente trabalham eu e minha família, minha esposa e filha são o lado feminino da lavoura, e dão um toque especial em tudo. Meu filhos, que são jovens, é minha esperança no futuro da propriedade, pois eles tem garra,
sonhos e amam trabalhar com os cafés.

 
Provadores
  • Cristiano Luciano Moreira
  • Nelmo Jose Tavares Ribeiro
  • Pedro Bronzin Junior 
  • Silvio Luiz Leite