6º Colocado

 Sítio Dois Irmãos


Nossa história de café teve início quando meu pai, Antônio José de Vilas Boas, era plantador de tomate, então conseguiu uma renda com o tomate e no ano de 2000 comprou o terreno de 30 hectares, onde havia 15 mil pés de café. O terreno ganhou o nome de Sítio Dois Irmãos por causa dos dois filhos de Antônio,, Allan e Allex.
Situado aos pés da Serra da Pedra Branca, local turístico da cidade de Conceição das Pedras, sul de Minas Gerais. Com altitude média de 1.300 metros, clima ameno de serra.
No começo era difícil, não tinha recursos, o café colhido pela
família e era secado no terreiro de terra. Na época não se pensava em café de qualidade, e meu pai foi plantando café aos poucos e ainda tocando juntamente com a lavoura de tomate.
Em 2004, com o aumento da produção, foi necessária a construção do primeiro terreiro. Já no ano de 2011, tivemos uma grande colheita e podemos vender juntamente com duas safras anteriores com um bom preço, foi a primeira vez que a gente decidiu apostar mais nas lavouras de café, novos plantios foram feitos chegando aos dias atuais em 52 mil pés de café.
Em 2013, juntamente com Jesimar Sandi, cooperamos na COCARIVE (Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde), e levamos toda a safra para lá, foi então que descobrimos que nossos cafés eram especiais. Todo manejo foi modicado no ano seguinte, aquisições de equipamentos, construção de terreiros e barracão. Todo café passou a ser lavado, secado e armazenado em busca de manter e melhorar a qualidade.
Nossos manejos são os mas eficiente, sempre com uso de roçadas para preservar e diminuir a erosão do solo, uso de podas de café, que aumentam a matéria orgânica e deixam o solo mais rico e protegido, e uso de adubos orgânicos, que vão ajudar na qualidade e na melhor sustentabilidade de toda a cadeia.
Somos certificados pelo Certifica Minas onde procuramos atender as necessidades das leis ambientais e trabalhistas .
E hoje, podemos dizer que o Sítio Dois Irmãos tem como missão, produzir cafés de qualidade e melhorar os meios de vida de toda família, que hoje vive em função do café e tornou-se uma paixão, temos maior prazer em colher um bom café, por isso procuramos fazer um bom trabalho, buscar conhecimento e novas tecnologias. Aprender para ser recompensado.
Não imaginávamos chegar tão longe assim, começamos a participar de concursos em 2015 e em 2016 chegamos à final do concurso Cup of Excellence, promovido pela BSCA, estamos entre os 40 melhores cafés do Brasil.
Isso nos dá mais força ainda, e esperamos que, um dia, ainda possamos ganhar concursos e teremos maior destaque e quem sabe veremos nossos cafés, chegarem a consumidores das diferentes partes do mundo.
Bom é isso aé toda história do sítio, e razão de existência...

 
Provadores
  • Cristiano Luciano Moreira
  • Nelmo Jose Tavares Ribeiro
  • Pedro Bronzin Junior
  • Silvio Luiz Leite