9º COLOCADO

 Sítio São José – Jacutinga/MG

O sítio São José se localiza no município de Jacutinga, Sul de Minas Gerais, em uma região montanhosa e de clima ameno, característico do início da Serra da Mantiqueira.
Há mais de 100 anos a propriedade vem produzindo café arábica de excelente qualidade e essa é a 4ª geração de cafeicultores na família. Tudo começou com Marco Grassi que, ainda na década de 1880, deixa Pontecosi, um pequeno vilarejo de Garfagnana, localizado na região toscana (Itália), e vem para o Brasil com sua família.
Após trabalharem em fazendas de café na região de Espirito Santo do Pinhal - SP, Marco e seus irmãos se estabelecem no munícipio de Jacutinga – MG como cafeicultores. José Grassi e seus filhos (dentre os quais, Joaquim Marcos Grassi), netos e bisnetos são os continuadores dos trabalhos.
O sítio São José possui cerca de 70 hectares, com aproximadamente 15 hectares de café, onde são produzidas, em média, 400 sacas anuais. Suas plantações variam de 1.000 a 1.350 metros de altitude e as variedades predominantes são: Catucaí amarelo, Catuaí amarelo, Catuaí vermelho e Mundo Novo.
Sempre procurando modernizar e aperfeiçoar as técnicas de plantio, colheita e pós-colheita, conseguimos aperfeiçoar a qualidade do produto ao longo dos anos, tanto é que em diversas oportunidades o café do Sítio São José venceu concursos ou ficou entre os melhores do munícipio e região, tendo como mais recente prêmio, a nona colocação na Categoria “Cafés Naturais” do 8º Concurso de Cafés Especiais do Sistema COCCAMIG.
Além do café, também produzimos leite, milho e feijão, sendo todo esse manejo sustentável e pautado pelas boas práticas ambientais. Prova disso é o Sítio São José possuir largo excedente de áreas verdes, matas ciliares mantidas e inúmeras fontes de água preservadas e catalogadas pela ARPA (Agência Regional de Proteção Ambiental/MG).
Os cafés da propriedade são vendidos em lotes ou microlotes, para clientes brasileiros e internacionais, e o sítio faz parte de um circuito amplamente visitado por turistas que vem para a região atrás de malhas, queijos, doces, cachaças, trilhas e cachoeiras.

 
Provadores

 Anderson da Silva, Cristiano Luciano, Nelmo Tavares, Pedro Bronzin, Pierre Ferreira, Silvio Leite, Vânius Fernandes e Vinícius de Lima.