9º Colocado

História da Granja São Francisco

De grande tradição, a fazenda denominada "Granja São Francisco" foi adquirida no ano de 1937 pelo Senhor Octaviano Pinto Lopes Ribeiro, avô materno de Otaviano Ribeiro Ceglia, atual proprietário. Renomado e experiente empresário do ramo de exportação de café nas décadas de 30 e 40, o então patriarca da família, através da empresa "Pinto Lopes e Cia. Ltda.", fez considerável fama nos meios comerciais onde atuava pela sua grande visão empresarial e espírito empreendedor, que o levaram a reconhecer de antemão as qualidades peculiares das terras de cafeicultura do Sul de Minas. Já naquela época, pôde identificar e vislumbrar a potencialidade da microrregião de Carmo de Minas para o cultivo dos cafés de finíssima qualidade hoje produzidos e assim reconhecidos.
Assumindo a fazenda, Otaviano Ribeiro Ceglia opta então por uma administração dinâmica e profissional da Granja São Francisco (a Gleba São Francisco e a Gleba Flamengo pertencem à Granja São Francisco), determinando dentre outras providências a renovação imediata dos cafezais existentes e o plantio de novas variedades mais propícias e adaptadas à região.
As lavouras são cultivadas numa altitude variável entre 900 e 1.300 metros, cujo elevo, muito característico da região, é reconhecido como ambiente ideal para a cafeicultura de montanha, não somente pela excelência de suas terras e pelas temperaturas amenas durante o ano todo, com estações definidas e níveis de precipitação bem distribuídos, mas também pela beleza do lugar, onde a atividade é desenvolvida em estreita sintonia com a natureza.
O respeito e os cuidados com o meio ambiente há muito fazem parte das diretrizes de exploração da propriedade, onde a consciência ecológica do proprietário e seus familiares, juntamente com os colaboradores que atuam na fazenda, mantiveram preservadas a exuberante flora e a fauna do lugar, uma região típica da Serra da Mantiqueira. Basta dizer que nascem, de seus generosos mananciais, as águas cristalinas que abastecem a cidade de Carmo de Minas (MG).
Para o êxito de seus negócios, a Granja São Francisco conta atualmente com 12 colaboradores diretos, que residem na própria fazenda com seus familiares, tendo acesso à saúde e à educação. Na época da colheita, a demanda por mão-de-obra temporária para derriça manual do café garante colocação e sustento a outros trabalhadores vindos da cidade.

 
Provadores

 André Luis(COOPINHAL), César Tomaz(Manga Coffee), Claudio Lúcio(COOPERRITA), David Rodrigues(COOPAMA), Francisco Lentini(MINASUL), Gabriel Igor(COOPERVASS), Gilmar Reis(COOPASV), Nelmo José(COOPERCAM), Pedro Bronzin(COCCAMIG), Sandro Baltazar(COOPERBOM), Juiz Principal Silvio Leite.