INFORMATIVOS DA COCCAMIG

Novo presidente assume a COCCAMIG em Varginha

Após 26 anos de mandatos consecutivos, o ex-presidente da Coccamig, José Edgar Pinto Paiva transferiu para o produtor rural e presidente da Coopercam, Tarcísio Rabelo, no último dia 31 de março de 2011, a direção da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais, localizada em Varginha-MG. 

Presidente e Vice
A Coccamig possui em seu quadro de associados 15 cooperativas, e sua principal atividade é intermediar compras de insumos a preços diferenciados. 

Segundo Edgar, a maior conquista da Coccamig nestes anos foi mantê-la ativa, depois de muitas lutas. Hoje ela se encontra unida, em termos de metas e, com perspectivas brilhantes para o futuro...
Tarcísio Rabelo já fazia parte da COCCAMIG, como presidente de cooperativa associada e como coordenador da área de café. Segundo ele, “a Central já possui uma estrutura boa para atender as necessidades das cooperativas, seja em compra de insumos, como também em comercialização de café. Nós dispensamos a nossa área técnica e contratamos uma corretora, que presta serviços de comercialização de café e serviços técnicos. Temos também uma pessoa que cuida da mesa de mercado, abastece as cooperativas de informações e coordena a comercialização e negociação com o mercado futuro. Temos um provador especializado e certificado para identificar os cafés especiais entregues nas cooperativas e, recentemente, contratamos uma consultora de muita experiência, que será responsável pela parte comercial, ou seja, levantará a demanda do mercado, trará o cliente para conhecer o produto e sua origem, fará a negociação e acompanhará toda a logística, até o produto chegar ao comprador. Tudo está no início, mas estamos animados, pois os resultados deverão vir em breve”, declarou o novo presidente. 

Leonardo de Melo Brandão, presidente da COOPERVAS – São Gonçalo do Sapucaí e atual vice-presidente eleito, disse que “o grande desafio que temos pela frente é dar continuidade à união que alcançamos nos últimos anos e ampliar o nosso quadro de associados, trazendo novos parceiros para agregar valores e nos tornar ainda mais fortes. Essa união é necessária, pois do contrário, as grandes empresas de outras regiões vão absorver o nosso segmento e nos enfraquecer. Eu só enxergo o futuro das cooperativas se unindo através de uma central e lançando uma marca própria para  comercialização de seus produtos”, disse.